segunda-feira, 13 de julho de 2009

Entrevista com a Nadir sobre a história da escola Pe Melico


Os alunos do 6 ano A entrevistaram a Nadir, a funcionária que trabalha aqui há mais tempo. Foi muito gostoso ouvir a Nadir e conhecer a linda história da escola.




A história da Nadir na escola

Nadir Gobatte Cortes está na escola Padre Melico Cândido Barbosa há 26 anos, sendo a funcionária que trabalha há mais tempo aqui. Quando ela iniciou aqui ela era merendeira, fazia os serviços gerais de limpeza e de secretaria. Ela diz que gosta muito de trabalhar nesta escola e que a escola é a extensão de sua casa. Este foi o primeiro emprego que a Nadir teve, e ela afirma que são muitas as recordações boas que ela tem. Seus três filhos estudaram aqui, e ela reconhece que esta é uma escola de nível excelente, pois tem professores, diretores, coordenadores, funcionários muito responsáveis e comprometidos com o trabalho. O que mais a marcou em todos estes anos aqui, foi a transferência da primeira diretora da escola para a supervisão, pois ela era uma pessoa muito competente, e que ensinou muito a ela. Na Administração do prefeito Magalhães Teixeira houve um programa de valorização profissional e ela pode escolher a função que gostaria de seguir, e por gostar muito de trabalhar com alunos, preferiu ser inspetora de alunos.

A história da escola pelos olhos da Nadir

Nossa escola foi fundada em 1981 com o nome de Escola Municipal Parque Tropical, e apenas em 1983 recebeu o nome de Padre Melico Cândido Barbosa. Nossa escola recebeu este nome porque o prefeito na época, Francisco Amaral, era católico e como ele era muito ligado ao Liceu, quis homenagear o colegiado de lá e colocou o nome de três padres em três escolas municipais: Padre Melico, Padre Silva e Padre Emílio Miote.
A escola só tinha três funcionários: a Nadir, o guarda e a diretora, que trabalhava apenas 6 horas por dia. A escola foi construída depois que o bairro Parque Tropical foi lançado, e os bairros mais próximos eram os bairros Santa Lúcia e Jdm Ieda. Onde é a Vila União hoje tinha uma fazenda, e a escola era rodeada por um pasto cheio de gado. Muitas vezes, pelo fato da escola não ter cerca ou muro, as vacas andavam pela escola, e onde fica o banco branco hoje tinha sempre muito estrume de vaca. A única linha de ônibus do bairro tinha o ponto final na frente da escola na época.
No início nossa escola tinha apenas quatro salas e só duas tinham alunos, 16 em uma sala no período da manhã e 14 na outra do período da tarde, somando 30 alunos matriculados no total. A escola tinha poucos alunos porque não tinha muita procura pois a Vila União, o bairro mais atendido pela escola atualmente, não existia naquela época. Onde é a cozinha e a sala da direção hoje, ficavam os banheiros das meninas e dos meninos respectivamente. Onde é a secretaria atualmente funcionava a cozinha e a secretaria, e a sala da direção na época funcionava onde se encontra a sala dos professores hoje. O refeitório era onde fica o banco branco atualmente, e não era fechado, era tudo aberto. A escola não tinha pintura, era tudo bloco, não tinha forro.
Com o passar dos tempos a escola foi aumentando, e muitas foram as reformas. Na primeira reforma foram feitas mais duas salas, as que ficam depois da rampa. A escola não recebia verbas, recursos, e até o papel higiênico era trazido pelos alunos. Tudo era mantido pelo dinheiro da APM e na época o valor era de 3 reais por mês. Com a APM (Associação de Pais e Mestres) os pais começaram a se organizar e, com muitas festas, conseguiram juntar dinheiro para comprar o que a escola precisava. A primeira geladeira da escola foi a diretora que tinha dado, os armários foram doados por um pai. O primeiro aparelho de som da escola foi comprado por meio de “vaquinha”, pois o professor Alexandre juntou com seus alunos moedas para poder comprar.
O crescimento da escola foi repentino devido à formação da Vila União, e como eram poucas salas para a grande quantidade de alunos que começaram a estudar aqui, foi preciso aumentar a escola. Depois das duas salas depois da rampa, veio a sala de madeira, aí foi construída a sala 8 e depois a sala da biblioteca que na época era a sala dos dentistas, pois eles passavam três meses na escola. Depois foram feitas as quadras. A escola era de 1a a 4a série e somente após 4 anos de sua fundação tornou-se de 5a a 8a série.

A história dos uniformes

Os alunos não tinham uniforme, então a Nadir pedia para que os alunos trouxessem camisetas brancas e junto com a professora de Ed. Física da época, elas pintavam, com um molde de chapa de raio X, a palavra Padre Melico nas camisetas. Para facilitar o trabalho, uma loja de silk screen fez uma tela com a palavra Padre Melico, e então a Nadir passou a serigrafar as camisetas.
Os professores Alexandre e Marcemino organizaram um concurso com os alunos para que fosse criado um símbolo para o uniforme. O símbolo eleito foi a imagem de um padre pequenininho que continha o nome da escola. Uma nova tela foi feita e a Nadir continuou serigrafando as camisetas que os alunos traziam para a escola. Alguns anos depois, um novo concurso foi criado e o emblema escolhido foi a letra M, mas desta vez as camisetas começaram a ser bordadas por uma confecção. Atualmente os uniformes são enviados pela prefeitura.

Muito obrigada Nadir por compartilhar conosco suas lembranças. Adoramos!!!

22 comentários:

  1. eu gostei de fazer a entrevista com a Nadir ela é muito legal e trabalha a muito tempo aqui na escola.Bom eu tenho certeza de que quando acabarmos o blog vai ficar um show!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu adorei de fazer a entrevista com a Nadir alé dela trabalhar aqui a muitos anos ela é muito legal.Eu tenho certeza que quando acabarmos o blog vai ficar show!!!!
    Samuel sexto A

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito de fazer a entrevista,pois nós estavamos parecendo repoteres que trabalham na televisão.
    Natalia ketlen Gondim 6 anoA

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da reportagem da Nadir e entendi que a gente tem que saber valorizar o que a gente tem.
    Meu nome é Stefani Emelin da Silva - 6 ano A.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito da história dos uniformes da escola Padre Melico. A escola Padre Melico é uma escola boa, meu tio estudou aqui no Padre Melico minha tia tambem estudou aqui.

    Matheus Rhis De Lima 6A

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito da entrevis com a nadir e ela é e sinpatica.
    felipe gomes batista 6 ano A

    ResponderExcluir
  7. Achamos muito interessante a história da escola,e descobrimos várias coisas que a gente não tinha noção.
    E com isso aprendemos que juntos podemos melhorar a escola .

    Camila,Danielle,Igor e Lis 8ºB

    ResponderExcluir
  8. Nós achamos interessante a historia de nossa escola. Ficamos orgulhosos em saber que a escola tinha muitos empecilhos e com muita luta consseguimos alcançar o objetivo que é essa grande escola que estudamos hoje.

    Mikael,Rafael Gustavo,Rafael Lucas,Leonardo - 8b

    ResponderExcluir
  9. Nós adoramos fazer a entrevista com a Nadir, pois descobrimos muitas coisas sobre a nossa escola.

    ass:Bruna,Dayana,Aline,Ana Carulina 6a

    ResponderExcluir
  10. Nós os alunos do 6ºA gostamos muito de fazer a entrevista com a Nadir. A Nadir é muito simpatica
    alem de ser uma das pessoas mais legais da nossa escola e a que mais conhece a historia da escola.
    Lucas Firme
    Lucas Kelvin
    Calebe da Silva
    Gabriel Jesus

    ResponderExcluir
  11. Nós gostamos da entrevista com a Nadir e ficamos sabendo coisas muito importantes e que nós não sábiamos. Esperamos poder saber mais coisas sobre a nossa escola , e descobrimos que nós devemos valorizar mais a nossa escola.
    Gabriella
    Nathielly
    Larissa
    Christopher

    ResponderExcluir
  12. nós gostamos de entrevistar a inspetora Nadir Gobate Cortes.Ela é legal e aprendemos muitas coisa sobre a escola.
    André, Kennedy, Robert, Carlos e Danilo.

    ResponderExcluir
  13. Estudei 8 anos nessa escola, de 83 a 91, foram os anos mais felizes da minha vida, tenho muita saudade de todos.
    Tive muita sorte de estudar no Padre Melico.
    Abraço a todos.
    Marcos

    ResponderExcluir
  14. Adorei estudar no Padre Melico comecei em 82 e saí em 88 porque me mudei para o interior, mas a escola não sai do meu coração, foi o meu melhor aprendizado com os melhores professores. Me orgulho muito dessa eescola. Bjos.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  15. Que legal,ainda bem que tem o blog,eu saí do padre melico em 2009,quando tiraram o 9º da escola,lembro que fizemos até protesto rs.
    Estudei no melico desde a primeira serie...saudades

    ResponderExcluir
  16. Só tive a oportunidade de ver esta entrevista com a Nadir hoje, e fiquei muito emocionada e orgulhosa de ter tido como base para minha vida a Escola Padre Melico, pois estudei lá de 81 a 88 e tem um detalhe que talvez vcs não saibam mas nosso 1º ano foi na AMAPAT, pois a escola ainda não estava terminada e com a ajuda de nossos pais da Diretora, Nadir etc... é que conseguimos ter nossa escola de pé. Obrigada aos mentores da Escola Padre Melico pelo carinho da Nadir e da Diretora Aurélia. Beijosss Renata

    ResponderExcluir
  17. Que bacana esse relato histórico. Estudei no Padre Melico de 1992 até 2000 quando cursei a 8 série.
    Eu vinha de longe estudar na escola pois ela era uma das melhores municipais da região (espero que continue sendo).
    Tenho ótimas recordações, bons amigos e também muito apresendizado que obtive na escola com ótimos professores (Alexandre, Marcemino, Valter, Maria Lucia, Hortencio, Maria Eulália, e muitos outros).
    A Nadir já era Inspetora, estudei na sala de madeira e minha turma foi a primeira a inaugurar a sala de informática.
    Parabéns aos alunos por esse trazer a historia da escola.
    Precisando podem entrar em contato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Tia Nadir! Eu estudei a segunda terceira e quarta aí! Hj estou c 34 anos. Saudades d vc e todos! Da tia Damaris e td mundo! Foi a melhor época.

    ResponderExcluir
  19. A escola recebeu muitos alunos, inclusive de escolas particulares, como o colégio Batista, Bradesco e outras. Isso foi em 1983. A escola já era cercada e tínhamos também o tio Guilherme que era o inspetor de alunos. Em 1986, formamos uma biblioteca,na sala em que estudei a 4°série. Trazíamos livros de casa e ganhamos muitos e em pouco tempo a nossa biblioteca estava formada.
    A essa altura já tinha turmas grandes desde a pré escola até a 8°série. Em 1987, mais ou menos, foram construídas mais 2 classes.
    Estudei lá da 1° à 7° série. Amava muito aquela escola e fico muito feliz em ter feito parte da EMPG "PADRE MELICO CÂNDIDO BARBOSA".

    ResponderExcluir