segunda-feira, 13 de julho de 2009
Entrevista com a Nadir sobre a história da escola Pe Melico
Os alunos do 6 ano A entrevistaram a Nadir, a funcionária que trabalha aqui há mais tempo. Foi muito gostoso ouvir a Nadir e conhecer a linda história da escola.
A história da Nadir na escola
Nadir Gobatte Cortes está na escola Padre Melico Cândido Barbosa há 26 anos, sendo a funcionária que trabalha há mais tempo aqui. Quando ela iniciou aqui ela era merendeira, fazia os serviços gerais de limpeza e de secretaria. Ela diz que gosta muito de trabalhar nesta escola e que a escola é a extensão de sua casa. Este foi o primeiro emprego que a Nadir teve, e ela afirma que são muitas as recordações boas que ela tem. Seus três filhos estudaram aqui, e ela reconhece que esta é uma escola de nível excelente, pois tem professores, diretores, coordenadores, funcionários muito responsáveis e comprometidos com o trabalho. O que mais a marcou em todos estes anos aqui, foi a transferência da primeira diretora da escola para a supervisão, pois ela era uma pessoa muito competente, e que ensinou muito a ela. Na Administração do prefeito Magalhães Teixeira houve um programa de valorização profissional e ela pode escolher a função que gostaria de seguir, e por gostar muito de trabalhar com alunos, preferiu ser inspetora de alunos.
A história da escola pelos olhos da Nadir
Nossa escola foi fundada em 1981 com o nome de Escola Municipal Parque Tropical, e apenas em 1983 recebeu o nome de Padre Melico Cândido Barbosa. Nossa escola recebeu este nome porque o prefeito na época, Francisco Amaral, era católico e como ele era muito ligado ao Liceu, quis homenagear o colegiado de lá e colocou o nome de três padres em três escolas municipais: Padre Melico, Padre Silva e Padre Emílio Miote.
A escola só tinha três funcionários: a Nadir, o guarda e a diretora, que trabalhava apenas 6 horas por dia. A escola foi construída depois que o bairro Parque Tropical foi lançado, e os bairros mais próximos eram os bairros Santa Lúcia e Jdm Ieda. Onde é a Vila União hoje tinha uma fazenda, e a escola era rodeada por um pasto cheio de gado. Muitas vezes, pelo fato da escola não ter cerca ou muro, as vacas andavam pela escola, e onde fica o banco branco hoje tinha sempre muito estrume de vaca. A única linha de ônibus do bairro tinha o ponto final na frente da escola na época.
No início nossa escola tinha apenas quatro salas e só duas tinham alunos, 16 em uma sala no período da manhã e 14 na outra do período da tarde, somando 30 alunos matriculados no total. A escola tinha poucos alunos porque não tinha muita procura pois a Vila União, o bairro mais atendido pela escola atualmente, não existia naquela época. Onde é a cozinha e a sala da direção hoje, ficavam os banheiros das meninas e dos meninos respectivamente. Onde é a secretaria atualmente funcionava a cozinha e a secretaria, e a sala da direção na época funcionava onde se encontra a sala dos professores hoje. O refeitório era onde fica o banco branco atualmente, e não era fechado, era tudo aberto. A escola não tinha pintura, era tudo bloco, não tinha forro.
Com o passar dos tempos a escola foi aumentando, e muitas foram as reformas. Na primeira reforma foram feitas mais duas salas, as que ficam depois da rampa. A escola não recebia verbas, recursos, e até o papel higiênico era trazido pelos alunos. Tudo era mantido pelo dinheiro da APM e na época o valor era de 3 reais por mês. Com a APM (Associação de Pais e Mestres) os pais começaram a se organizar e, com muitas festas, conseguiram juntar dinheiro para comprar o que a escola precisava. A primeira geladeira da escola foi a diretora que tinha dado, os armários foram doados por um pai. O primeiro aparelho de som da escola foi comprado por meio de “vaquinha”, pois o professor Alexandre juntou com seus alunos moedas para poder comprar.
O crescimento da escola foi repentino devido à formação da Vila União, e como eram poucas salas para a grande quantidade de alunos que começaram a estudar aqui, foi preciso aumentar a escola. Depois das duas salas depois da rampa, veio a sala de madeira, aí foi construída a sala 8 e depois a sala da biblioteca que na época era a sala dos dentistas, pois eles passavam três meses na escola. Depois foram feitas as quadras. A escola era de 1a a 4a série e somente após 4 anos de sua fundação tornou-se de 5a a 8a série.
A história dos uniformes
Os alunos não tinham uniforme, então a Nadir pedia para que os alunos trouxessem camisetas brancas e junto com a professora de Ed. Física da época, elas pintavam, com um molde de chapa de raio X, a palavra Padre Melico nas camisetas. Para facilitar o trabalho, uma loja de silk screen fez uma tela com a palavra Padre Melico, e então a Nadir passou a serigrafar as camisetas.
Os professores Alexandre e Marcemino organizaram um concurso com os alunos para que fosse criado um símbolo para o uniforme. O símbolo eleito foi a imagem de um padre pequenininho que continha o nome da escola. Uma nova tela foi feita e a Nadir continuou serigrafando as camisetas que os alunos traziam para a escola. Alguns anos depois, um novo concurso foi criado e o emblema escolhido foi a letra M, mas desta vez as camisetas começaram a ser bordadas por uma confecção. Atualmente os uniformes são enviados pela prefeitura.
Muito obrigada Nadir por compartilhar conosco suas lembranças. Adoramos!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu gostei de fazer a entrevista com a Nadir ela é muito legal e trabalha a muito tempo aqui na escola.Bom eu tenho certeza de que quando acabarmos o blog vai ficar um show!!!!
ResponderExcluireu adorei de fazer a entrevista com a Nadir alé dela trabalhar aqui a muitos anos ela é muito legal.Eu tenho certeza que quando acabarmos o blog vai ficar show!!!!
ResponderExcluirSamuel sexto A
Eu gostei muito de fazer a entrevista,pois nós estavamos parecendo repoteres que trabalham na televisão.
ResponderExcluirNatalia ketlen Gondim 6 anoA
Eu gostei muito da reportagem da Nadir e entendi que a gente tem que saber valorizar o que a gente tem.
ResponderExcluirMeu nome é Stefani Emelin da Silva - 6 ano A.
Eu gostei muito da história dos uniformes da escola Padre Melico. A escola Padre Melico é uma escola boa, meu tio estudou aqui no Padre Melico minha tia tambem estudou aqui.
ResponderExcluirMatheus Rhis De Lima 6A
Eu gostei muito da entrevis com a nadir e ela é e sinpatica.
ResponderExcluirfelipe gomes batista 6 ano A
Achamos muito interessante a história da escola,e descobrimos várias coisas que a gente não tinha noção.
ResponderExcluirE com isso aprendemos que juntos podemos melhorar a escola .
Camila,Danielle,Igor e Lis 8ºB
Nós achamos interessante a historia de nossa escola. Ficamos orgulhosos em saber que a escola tinha muitos empecilhos e com muita luta consseguimos alcançar o objetivo que é essa grande escola que estudamos hoje.
ResponderExcluirMikael,Rafael Gustavo,Rafael Lucas,Leonardo - 8b
Nós adoramos fazer a entrevista com a Nadir, pois descobrimos muitas coisas sobre a nossa escola.
ResponderExcluirass:Bruna,Dayana,Aline,Ana Carulina 6a
Nós os alunos do 6ºA gostamos muito de fazer a entrevista com a Nadir. A Nadir é muito simpatica
ResponderExcluiralem de ser uma das pessoas mais legais da nossa escola e a que mais conhece a historia da escola.
Lucas Firme
Lucas Kelvin
Calebe da Silva
Gabriel Jesus
Nós gostamos da entrevista com a Nadir e ficamos sabendo coisas muito importantes e que nós não sábiamos. Esperamos poder saber mais coisas sobre a nossa escola , e descobrimos que nós devemos valorizar mais a nossa escola.
ResponderExcluirGabriella
Nathielly
Larissa
Christopher
nós gostamos de entrevistar a inspetora Nadir Gobate Cortes.Ela é legal e aprendemos muitas coisa sobre a escola.
ResponderExcluirAndré, Kennedy, Robert, Carlos e Danilo.
Estudei 8 anos nessa escola, de 83 a 91, foram os anos mais felizes da minha vida, tenho muita saudade de todos.
ResponderExcluirTive muita sorte de estudar no Padre Melico.
Abraço a todos.
Marcos
Adorei estudar no Padre Melico comecei em 82 e saí em 88 porque me mudei para o interior, mas a escola não sai do meu coração, foi o meu melhor aprendizado com os melhores professores. Me orgulho muito dessa eescola. Bjos.
ResponderExcluirAna Paula
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue legal,ainda bem que tem o blog,eu saí do padre melico em 2009,quando tiraram o 9º da escola,lembro que fizemos até protesto rs.
ResponderExcluirEstudei no melico desde a primeira serie...saudades
Só tive a oportunidade de ver esta entrevista com a Nadir hoje, e fiquei muito emocionada e orgulhosa de ter tido como base para minha vida a Escola Padre Melico, pois estudei lá de 81 a 88 e tem um detalhe que talvez vcs não saibam mas nosso 1º ano foi na AMAPAT, pois a escola ainda não estava terminada e com a ajuda de nossos pais da Diretora, Nadir etc... é que conseguimos ter nossa escola de pé. Obrigada aos mentores da Escola Padre Melico pelo carinho da Nadir e da Diretora Aurélia. Beijosss Renata
ResponderExcluirQue bacana esse relato histórico. Estudei no Padre Melico de 1992 até 2000 quando cursei a 8 série.
ResponderExcluirEu vinha de longe estudar na escola pois ela era uma das melhores municipais da região (espero que continue sendo).
Tenho ótimas recordações, bons amigos e também muito apresendizado que obtive na escola com ótimos professores (Alexandre, Marcemino, Valter, Maria Lucia, Hortencio, Maria Eulália, e muitos outros).
A Nadir já era Inspetora, estudei na sala de madeira e minha turma foi a primeira a inaugurar a sala de informática.
Parabéns aos alunos por esse trazer a historia da escola.
Precisando podem entrar em contato.
Abraços
nossa como vc envelheceu
ResponderExcluirTia Nadir! Eu estudei a segunda terceira e quarta aí! Hj estou c 34 anos. Saudades d vc e todos! Da tia Damaris e td mundo! Foi a melhor época.
ResponderExcluirA escola recebeu muitos alunos, inclusive de escolas particulares, como o colégio Batista, Bradesco e outras. Isso foi em 1983. A escola já era cercada e tínhamos também o tio Guilherme que era o inspetor de alunos. Em 1986, formamos uma biblioteca,na sala em que estudei a 4°série. Trazíamos livros de casa e ganhamos muitos e em pouco tempo a nossa biblioteca estava formada.
ResponderExcluirA essa altura já tinha turmas grandes desde a pré escola até a 8°série. Em 1987, mais ou menos, foram construídas mais 2 classes.
Estudei lá da 1° à 7° série. Amava muito aquela escola e fico muito feliz em ter feito parte da EMPG "PADRE MELICO CÂNDIDO BARBOSA".